COMUNICADO 272-03/2020 — EDITAL CONVOCAÇÃO AGOE – ITEM 8 — PROJETO RAÍZES

Prezados(as) Aldeenses, bom dia!

Em cumprimento ao que estabelece o artigo 25 do Estatuto Social, iremos discorrer prévia e analiticamente cada um dos itens da pauta consignados no Edital de Convocação anexo, iniciando pelo item 8, Projeto Raízes. Qualquer dúvida deverá ser sanada por WhatsApp (71) 99995 4422.

PROJETO RAÍZES
Associação do Condomínio Aldeias do Jacuípe
  1. Aldeias do Jacuípe. Sabe o que significa? ALDEIA: povoação de pequenas proporções habitada por indígenas. JACUÍPE: é um vocábulo indígena que significa “no rio dos jacus”. Do tupi jacu= espécie de ave galiforme; y= rio; e pe= no, ou seja : RIO NO QUAL EXITEM JACUS.
  2. Portanto, o nome de nosso condomínio, ALDEIAS DO JACUÍPE, é uma apologia à cultura indígena. A lógica nos faz crer que as 52 pequenas áreas comuns que existem em nosso condomínio receberam esse nome de Aldeias porque as propriedades circundam essas áreas como se fossem ocas formando tabas. Assim, cada casa ou lote seria uma oca circundando uma área central comum (aldeia) e o conjunto de Aldeias se equipararia a uma taba (comunidade indígena).
  3. O PROJETO RAÍZES: foi criado por mim, Zaida, em 2011, ainda na gestão de Pedro (eu era subsíndica) e até o momento não houve oportunidade de implantar. Consiste basicamente no que se segue.
    1. OBJETIVO: embelezamento de nosso condomínio; colaboração efetiva dos condôminos no progresso de nossa comunidade aldeense; melhoria na representatividade e no acesso à administração; implantação de paisagismo e de melhoramentos em cada aldeia participante do projeto; enaltecer a história do Aldeias e resgatar a nossa ide ntidade histórica.
    2. LOGÍSTICA: São vários os passos e procuraremos explicar detalhadamente.

                                                Cada uma das 52 aldeias faz uma reunião com a seguinte pauta:

    1.    As ruas do Aldeias recebem “apelidos” de origem indígena, ou seja:
Rua A – Rua Aimorés
Rua B – Rua Buriti ou Bororós
Rua C –  Rua Caiapós
Rua D – Rua Diacira ou Diacuí
Rua F – Rua Fornió (único nome indígena com a letra F que foi encontrado).
Rua G –  Rua Guaranis
Rua H – Rua Hupdé ou Rua Hipchkaryana
Observação: outros nomes estão sendo pesquisados. Caso tenham sugestão, favor nos oferecer. Obrigada. Serão apenas apelidos (o Parque do Jacuípe, o Parque das Árvores também colocaram apelidos nas ruas…)

      2.2 – Cada aldeia irá decidir se irá ou não aderir ao PROJETO RAÍZES. Caso haja dificuldade na localização dos condôminos da aldeia a administração poderá auxiliar;
      2.3 – Em caso de os condôminos de uma determinada aldeia decidirem pela adesão, irão escolher o nome de sua Aldeia, do rol de nomes em Português sugeridos abaixo que são                                     os das mais conhecidas tribos indí genas do Brasil. Na medida em que os nomes forem sendo escolhidos, serão retirados da lista que será novamente republicada. São 60                                     sugestões para 52 aldeias. Mas, o nome da aldeia poderá ser qualquer vocábulo indígena, ainda que não conste da lista abaixo. Informamos que das 52 aldeias,

RUA Nº DE ALDEIAS NOMENCLATURA ATUAL DAS ALDEIAS
B 5 B2       B3S     B3N       B4    e    B5
C 7 C1     C2     C3S     C3N     C4     C5     e     C6
D 9 D1     D2     D3     D4S     D4N    D5      D6      D7      D8
E 10 E1     E2      E3      E4      E5      E6      E7      E8      E9      E10
F 9 F1      F2      F3      F4      F5S      F5N      F6      F7      F8
G 8 G1      G2      G3      G4S      G4N      G5      G6      G7
H 4 H1      H2      H3      H4
TOTAL 52
Observação: N = norte; S = Sul.
NOMES EM PORTUGUÊS ALDEIAS INDÍGENAS DO BRASIL
Alcanas
Amanaiés
Anambés
Apiacás
Apurinãs
Araras
Arauetés
Aruás
Auruaias
Caetés
Calapalos
Camaiurás
Cambebas
Canindés
Cantarurés
Capinauás
Carajás
Carapanãs
Cariris
Craós
Cuicuros
Goitacazes
Guajajaras
Guajás
Ianomânis
Iauanauás
Jabutis
Jarauaras
Javeús
Jurunas
Mundurucus
Paracanas
Paracatejês
Parintins
Patamonas
Pataxós
Potiguaras
Tabajaras
Tapiaúnas
Tapirapés
Tapuias
Tapuracús
Tingui
Toras
Tremembés
Tucanos
Tuiúcas
Tumbalalás
Tuparis
Tupinambás
Tupiniquins
Uaianas
Uananus
Xambioás
Xavantes
Xerentes
Xipaias
Xocós
Xucurus
  1.    
Zoés
2.4 – A Aldeia, agora nomeada, escolhe o seu CACIQUE que terá, dentre outra atribuições: representar os seus vizinhos perante a administração do condomínio, levando as suas                                      demandas; sempre que solicitado, atuar como conselheiro da administração, levando a ela os anseios, opiniões e posicionamentos de seus representados e opinar sobre investimentos,                          projetos e outros assuntos gerais; desenvolver, em conjunto com os proprietários vizinhos, um projeto de melhoria para a aldeia, bem como acompanhar a sua execução, realizar o rateio    & nbsp;&nb sp;               das despesas, etc… Cada projeto deverá ser levado ao conhecimento da administração.

3 – Observações:
3.1- .Cada aldeia poderá fazer um projeto de melhoramento diferente do da outra: jardinagem, edificações que não distorçam a sua finalidade (estacionamento e retorno), plantio de árvores para                sombra e frutos, construção de portal com o nome da aldeia, etc. A diversidade conta ponto a favor de nosso condomínio. Quanto mais aldeias diferentes tivermos, melhor.
3.2- Não há necessidade de que todas as aldeias manifestem adesão ao PROJETO RAÍZES, podendo as adesões ser de quantas se interessarem.
3.3 – O Condomínio não dispõe de recursos financeiros para a implantação dos melhoramentos nas aldeias. Entretanto, poderão contar com a ajuda da administração que irá definir como             poderá auxiliar em cada situação específica de necessidade.
3.4 – Lembramos que o subsíndico Antônio Gildo tem habilidades excelentes ligadas ao paisagismo e jardinagem, mostrando-se disposto a auxiliar, dentro de suas possibilidades.

       3.5 – NÃO PODERIA FALTAR UMA FESTA… Após a implantação do projeto, seria promovido um CONCURSO DA ALDEIA MAIS BONITA, com julgamento dos quesitos originalidade,             criatividade, etc. O certame aconteceria no DIA DO ÍNDIO, 19 de abril, com uma festa a caráter (exploração do tema indígena).

3.6 – Não é necessário aguardar a Assembleia Geral do dia 22 para que manifestem a adesão de sua Aldeia ao Projeto. Poderão formalizar esta adesão imediatamente, informando a criação da             Aldeia ……… cujo cacique eleito foi ……….. e dar início aos trabalhos de implantação de projetos e de atividades.

Agradecemos
Zaida Castro
Síndica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *